PP tem cinco nomes para a região
O Partido Progressista (PP) já tem na região de Brusque pelo menos cinco nomes para concorrer às eleições do ano que vem para a Assembleia Legislativa. Foi oi que apontaram diversas lideranças da legenda durante encontro com lideranças progressistas em nível local, regional e estadual na tarde de ontem (22). A reunião foi no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque.
Alguns dos nomes foram ventilados por figuras de respeito dentro da legenda, como o ex-governador Esperidião Amin e o próprio presidente estadual do partido, deputado Juarez Ponticelli. Nos discursos, o pedido de empenho para que a legenda retome o comando de Santa Catarina, provavelmente tendo à frente o ex-deputado Hugo Biehl.
Entre os nomes mencionados para concorrer ao legislativo estadual pelos progressistas em 2010, estão o da secretária de Educação, Gleusa Fischer, o de seu marido e presidente do diretório local, Norival Fischer, além do vice-prefeito Evandro ‘Farinha’ de Farias, do ex-deputado Bóca Cunha e do empresário Leopoldo Rieg, candidato derrotado para o Executivo de Guabiruba em 2008.
Destes, apenas Gleusa Fischer disse que não tem interesse em ir para a disputa. Ela foi enfática ao afirmar que não pretende deixar o comando da secretaria que hoje dirige. “Se depender de mim, agradeço a lembrança, mas não quero”, comentou em discurso. Já o presidente do diretório municipal disse estar pronto para a disputa, desde que seja um nome de consenso na região, sem concorrentes do próprio partido em municípios vizinhos. O ex-deputado Bóca Cunha se limitou a dizer que apoiará os nomes indicados pelo partido para a disputa.
Pré-candidato ao governo do estado, o ex-deputado Hugo Biehl se diz preparado para concorrer devido a sua experiência de mais de 20 anos como político. “Queremos não só ganhar a eleição, mas também apresentar um novo jeito de governar este Estado. Evidentemente teremos a definição na convenção. Fui candidato a vice-governador na ultima eleição, concorri ao Senado e, depois de vinte anos de mandato consecutivos na Assembléia Legislativa, me considero preparado”, destacou.
Principal rival político do atual governador Luiz Henrique da Silveira, Esperidião Amim não poupou críticas à administração vigente. Um dos alvos são as 36 secretarias de Desenvolvimento Regional. Apesar de mirá-las, o ex-governador dá a entender que não é intenção de um governo pepista extinguir as mesmas. “Não se trata de extinguir, mas de reduzir esse peso morto. Acho até que hoje ficou meio inviável extinguir”, disse ele.
Após a região de Brusque, a caravana dos progressistas seguiu viagem rumo a Itajaí. Até o dia 30, o grupo espera visitar 26 microrregiões pelo Estado. Em Brusque, também foram feitas novas filiações, um dos objetivos da empreitada rumo a 2010.